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A doença mental no idoso: representações sociais de estudantes de medicina no Reino Unido* * Esse artigo foi estraído do projeto de pesquisa "Representações sociais da doença mental em idosos no Reino Unido: a perspectiva de estudantes de medicina. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES Brasil, e Cambridge Commonwealth, European and International Trust financiaram esse projeto.

Objectivo

O estudo propõe investigar as representações sociais de estudantes de medicina sobre a doença mental entre idosos.

Método

a pesquisa qualitativa e exploratória foi baseada na teoria das representações sociais. Os principais métodos utilizados foram dois grupos focais com estudantes pré-clínicos (grupo 1, N=4; grupo 2, N=4) e dez entrevistas individuais com estudantes em prática clínica. A análise temática explorou os significados e diferenças entre os grupos.

Resultados

Três principais temas refletem as representações dos participantes sobre a doença mental na velhice: doença mental na velhice, polarização do cuidado, desafios ao cuidado. A atenção primária à saúde constitui uma estratégia importante para ultrapassar barreiras ao cuidado em saúde mental na comunidade. Contudo, crenças depreciativas, estigma e organização de serviços se apresentam como os principais desafios.

Conclusão

Esse estudo aponta para a necessidade de profissionais de saúde responderem aos desafios culturais e organizacionais ao cuidado em saúde mental do idoso.

Saúde mental; Atenção primária à saúde; Geriatria; Cultura


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