Acessibilidade / Reportar erro

Saberes ideológicos e instrumentais no processo de trabalho no Consultório na Rua* * Extraído da dissertação "Saberes ideológicos e instrumentais dos profissionais que atuam no Consultório na Rua: subsídios para a elaboração de uma funcionalidade no prontuário eletrônico", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Mestrado Profissional, Universidade Federal do Paraná, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Identificar os saberes ideológicos e instrumentais que subsidiam o processo de trabalho do Consultório na Rua.

MÉTODO

Pesquisa qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada junto a 20 profissionais e seis usuários do Consultório na Rua de um município do sul do Brasil, por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados distintos para cada categoria de participantes. As classes resultantes foram analisadas à luz dos saberes ideológicos e instrumentais presentes no processo de trabalho.

RESULTADOS

Dos discursos dos participantes emergiram os saberes ideológicos: políticas públicas e necessidades da pessoa em situação de rua e os saberes instrumentais: dispositivos e instrumentos no cuidado à pessoa em situação de rua e agenda semanal.

CONCLUSÃO

Constatou-se a centralidade dos discursos no processo de trabalho, sustentado pelos saberes ideológicos. A dimensão estrutural da realidade objetiva da população em situação de rua foi perceptível na determinação social do situar-se na rua. Ao descortinar contradições no cotidiano, apontam-se limites a serem superados no âmbito do processo de trabalho.

Descritores:
Pessoas em Situação de Rua; Atenção Primária à Saúde; Equipes de Assistência ao Paciente; Pessoal de Saúde; Pesquisa Qualitativa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br