Acessibilidade / Reportar erro

A tuberculose na perspectiva do homem e da mulher* *Extracted from the thesis: “Influência de gênero na adesão ao tratamento da tuberculose”, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2019.

RESUMO

Objetivo:

Analisar aspectos relacionados à vivência da tuberculose na perspectiva de homens e mulheres portadores de tuberculose.

Método:

Estudo transversal qualiquantitativo. Entrevistou-se, por meio de questionário semiestruturado, pacientes com tuberculose no município de Campina Grande-PB, entre setembro/2017 e janeiro/2018. Realizou-se Análise de Discurso e teste Qui-Quadrado.

Resultados:

Entrevistaram-se 63 sujeitos, sendo 34 (54,0%) do sexo masculino. Evidenciou-se associação da categoria gênero com escolaridade (p = 0,004), atividade de trabalho (p = 0,023), tempo despendido em atividades fora do domicílio (p = 0,013) e tempo despendido em atividades no domicílio (p = 0,001). A análise dos depoimentos revelou, principalmente, que o homem percebe seu papel como provedor principal da família e, a mulher, no papel social de cuidadora, adiando muitas vezes a busca por um serviço de saúde com receio de não conseguir exercer esse papel na família e/ou na sociedade.

Conclusão

A debilidade causada pela doença e a longa duração do tratamento mudaram a rotina dos entrevistados, causando sofrimento e frustração, com decorrências no desempenho dos papéis sociais no interior da família e na sociedade, constituindo-se em barreira na adesão ao tratamento da tuberculose.

DESCRITORES
Tuberculose; Cooperação e Adesão ao Tratamento; Identidade de gênero

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br