Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à frequência de consultas médicas por idosos: estudo de base nacional

Resumo

Objetivo:

Analisar os fatores associados à elevada frequência de consultas médicas (cinco ou mais consultas) entre idosos participantes da Pesquisa Nacional de Saúde - 2013.

Método:

Estudo transversal, quantitativo, realizado com os dados dos indivíduos com 60 ou mais anos (n=19.503). A variável desfecho sobreveio da pergunta: ‘Quantas vezes consultou o médico nos últimos 12 meses? Foram elencadas 57 variáveis independentes. Utilizou-se o software Waikato Environment for Knowledge Analysis. Foi realizado o balanceamento do conjunto de dados, teste de redução de dimensionalidade, as variáveis que apresentaram-se fortemente relacionadas com a variável dependente foram analisadas por meio da regressão logística.

Resultados:

Das variáveis independentes elencadas apresentaram forte relação com a variável desfecho: sexo feminino, autopercepção negativa da condição de saúde, impossibilidade de realizar atividades habituais por motivo de saúde, diagnóstico de doença crônica, procura por serviço de saúde para atendimento relacionado à própria saúde, internação hospitalar.

Conclusão:

Os resultados refletem a relevância de ampliação e qualificação dos serviços, através de ações efetivas de prevenção, proteção e promoção da saúde.

Descritores:
Idoso; Saúde Do Idoso; Indicadores De Serviços; Práticas Interdisciplinares; Serviços De Saúde; Enfermagem Geriátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br