Acessibilidade / Reportar erro

Violência, burnout e transtornos psíquicos menores no trabalho hospitalar* * Extraído da tese "Violência no Trabalho em Pronto Socorro: implicações para a saúde mental dos trabalhadores", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011

OBJETIVO

Identificar a violência sofrida pelos trabalhadores da equipe de saúde e a sua associação com burnout e transtornos psíquicos menores.

MÉTODO

Estudo transversal, realizado com 269 profissionais da equipe de saúde em hospital público da região sul do Brasil. Na coleta de dados foram utilizados o Survey Questionnaire Workplace Violence in the Health Sector, Maslach Inventory Burnout e o Self-Report Questionaire.

RESULTADOS

A violência no trabalho acometeu 63,2% dos trabalhadores, prevaleceu no sexo feminino (p=0,001), entre auxiliares/técnicos de enfermagem (p=0,014) e foi associada aos transtornos psíquicos menores (p<0,05), sendo que a exposição a diferentes formas de violência acresceu em 60% as chances desses transtornos (IC95%:1,2-2,1). As três dimensões do burnout também se associaram à violência no trabalho (p<0,05).

CONCLUSÃO

Os trabalhadores de saúde sofrem violência em seu ambiente de trabalho e a essa exposição associam-se os sintomas de burnout e transtornos psíquicos menores.

Violência no Trabalho; Saúde do Trabalhador; Recursos Humanos em Saúde; Recursos Humanos de Enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br