Acessibilidade / Reportar erro

Cobertura do custo dos procedimentos de enfermagem ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde: análise percentual* Extraído da tese: “Cobertura do custo dos procedimentos de enfermagem pelo Sistema Único de Saúde no ambulatório de um hospital Universitário”, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2019.

RESUMO

Objetivo:

Analisar o percentual de cobertura do repasse do Sistema Único de Saúde relativo aos procedimentos de enfermagem realizados no Ambulatório de um Hospital Universitário.

Método:

Pesquisa quantitativa, exploratório-descritiva, do tipo estudo de caso. A amostra para o cálculo dos custos médios totais diretos constituiu-se da observação não participante de 656 procedimentos. Os custos obtidos foram comparados com o repasse do Sistema Único de Saúde multiplicando-se a quantidade de procedimentos pactuados pelo custo unitário da Tabela de Procedimentos Unificada nos anos de 2016 e 2017.

Resultados:

O Sistema Único de Saúde repassou percentagem correspondente a 11,13% do custo real em 2016 e a 16,02 % em 2017. Nesses dois anos, os valores de repasse cobriram, em média, apenas 13,4%, resultando numa diferença percentual de receita significantemente inferior aos custos reais.

Conclusão:

Quanto maior a produtividade dos procedimentos realizados, maior foi o déficit para o Hospital e, consequentemente, maiores foram os custos não cobertos pelo Sistema Único de Saúde.

DESCRITORES
Assistência Ambulatorial; Cuidados de Enfermagem; Custos e Análise de Custo; Controle de Custos; Custos de Cuidados de Saúde; Sistema Único de Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br