Acessibilidade / Reportar erro

Custos do tratamento tópico de pacientes com úlcera por pressão* * Extraído da dissertação "Avaliação epidemiológica e econômica do tratamento de pacientes com úlcera por pressão em uma unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais," Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Realizar uma avaliação do custo do tratamento tópico de pacientes com úlceras por pressão (UP), em uma unidade hospitalar de atendimento a pacientes crônicos no ano de 2014.

MÉTODO

Trata-se de um estudo de custos baseado no Sistema de custeio Baseado em Atividades. Este método contempla a identificação, mensuração e precificação dos recursos físicos e humanos consumidos para a realização de curativos.

RESULTADOS

Os custos dos procedimentos variaram de R$16,41 a R$260,18. Para UP de mesma categoria, de áreas aproximadas e mesmo tipo de cobertura/adjuvante, a variação entre os custos foi de 3,5% a 614,6%. Para a maioria dos curativos, o custo aumentou proporcionalmente ao aumento da área e à progressão da categoria das UP. A cobertura primária representou elevado percentual nos custos entre todos os itens necessários para realizar os curativos (recursos humanos e materiais). Os curativos realizados nas UP sacrais foram os que apresentaram maiores tempos para execução.

CONCLUSÃO

Este estudo permitiu conhecer os custos envolvidos no tratamento das UP e pode fornecer subsídios para os tomadores de decisão, assim como para a realização de estudos de custo-efetividade.

Descritores:
Úlcera por Pressão; Sistema Único de Saúde; Custos Hospitalares; Terapêutica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br