Acessibilidade / Reportar erro

Integralidade no ensino da saúde da criança na Graduação em Enfermagem: perspectiva de docentes* * Extraído da tese "A integralidade no ensino da atenção à saúde da criança em cursons de graduação em enfermagem", Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2012.

Estudo qualitativo que analisou, na perspectiva de docentes, se o ensino da saúde da criança incorpora o princípio da integralidade na formação de enfermeiros. Participaram do estudo 16 docentes envolvidos no ensino da saúde da criança em oito cursos de graduação. Coletou-se dados por entrevistas submetidas à análise de conteúdo do tipo temática. Na teoria, o ensino incorpora a integralidade, pois tem como base o perfil epidemiológico infantil, políticas e programas de atenção à criança e inclui ações de promoção/prevenção/reabilitação na atenção básica, hospitalar, creches e pré-escolas. Apesar da concepção ampliada do processo saúde-doença, que possibilita compreender a criança inserida em família e comunidade, há contradição entre o que se propõe e o que se efetiva na prática, pois o ensino é fragmentado, sem integração entre disciplinas, teoria dissociada da prática e ensino prático pontual que comprometem a incorporação da integralidade no ensino da saúde da criança.

Educação em enfermagem; Assistência Integral à Saúde; Saúde da criança; Enfermagem pediátrica


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br