Acessibilidade / Reportar erro

Convivendo com o HIV: estratégias de enfrentamento de idosos soropositivos* * Extraído da dissertação: “Representações sociais de idosos soropositivos acerca do HIV/Aids: desvelando o enfrentamento da doença”, Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba, 2017.

Resumo

Objetivo:

Identificar as estratégias de enfrentamento do HIV entre idosos soropositivos.

Método:

Estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com idosos soropositivos em dois Serviços de Assistência Especializada em HIV e utilizando como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada, a qual foi analisada pelo método de análise lexical por meio do software IRAMUTEQ.

Resultados:

Participaram do estudo 48 idosos. As estratégias de enfrentamento do HIV adotadas por idosos soropositivos são apegar-se à religiosidade e espiritualidade, aderir ao tratamento, contar com o apoio institucional dos profissionais de saúde e apoio das redes sociais, em especial família e amigos, além de optarem por manter o sigilo do diagnóstico.

Conclusão:

As estratégias de enfrentamento do HIV, entre outras coisas, configuram-se para os idosos soropositivos como fontes de fortalecimento, esperança, possibilidade de vida e acolhimento.

Descritores:
Idoso; HIV; Adaptação Psicológica; Percepção Social; Enfermagem Geriátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br