Acessibilidade / Reportar erro

Funcionalidade familiar de idosos com sintomas depressivos* * Extraído da dissertação "Vulnerabilidade social e funcionalidade familiar de idosos com sintomas depressivos", Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2013.

Objetivo: Classificar famílias de idosos com sintomas depressivos quanto à funcionalidade e verificar a presença de associação entre tais sintomas, a funcionalidade familiar e as características dos idosos. Método: Estudo analítico, observacional, transversal, realizado em 33 equipes da Estratégia Saúde da Família de Dourados, MS. A amostra foi composta por 374 idosos divididos em dois grupos (com e sem sintomas depressivos). Os instrumentos para coleta de dados foram um formulário para caracterização sociodemográfica, a Escala de Depressão Geriátrica (15 itens) e o Apgar de Família. Resultados: Observou-se a associação entre sintomas depressivos e disfunção familiar, sexo feminino, quatro e mais pessoas residindo no domicílio e inatividade física. Conclusão: A família funcional pode representar apoio efetivo para idosos com sintomas depressivos, pois oferece um ambiente de conforto que assegura o bem-estar de seus membros. Já a família disfuncional dificilmente consegue prover a atenção necessária ao idoso, o que pode agravar os sintomas depressivos.


Idoso; Depressão; Família; Relações familiares



Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br