RESUMO
Objetivo:
Desvelar e discutir os significados atribuídos por docentes à relação entre professor e aluno no contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem.
Método:
Pesquisa qualitativa, apoiada na teoria representacional do significado, realizada com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um colégio técnico vinculado a uma universidade federal da região nordeste do Brasil.
Resultados:
Foram desvelados os significados: perfil dos alunos; falta de preparo e de recursos financeiros; queda do rendimento e até interrupção da formação; desinteresse e resistência dos alunos; suporte acadêmico e estrutura qualificada; oportunidade de bolsas de auxílio; dedicação e olhar holístico dos docentes; respeito, ética e interatividade; preocupação com o aprendizado e desempenho do estudante, e grupo heterogêneo.
Conclusão:
Dificuldades sociais, financeiras e o desinteresse estudantil são as limitações que mais dificultam a efetividade do ensino. Por outro lado, o olhar holístico, a dedicação, o apoio dos docentes e a disponibilidade de recursos e suporte acadêmico são as principais características multidimensionais da vivência nesse cenário.
DESCRITORES
Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Técnicos de Enfermagem; Apoio Social; Estudantes de Enfermagem