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Percepção dos docentes de enfermagem sobre a preservação da intimidade dos utentes pelos estudantes de enfermagem* * Artigo elaborado a partir de tese de doutoramento em enfermagem “Desenvolvimento de competências relacionais na preservação da intimidade durante o processo de cuidar”, Universidade Católica Portuguesa, 2014. .

O objetivo deste estudo foi perceber como decorre o ensino-aprendizagem da preservação da intimidade do utente durante o processo de cuidar, pelos estudantes de enfermagem.Estudo descritivo-correlacional, abordagem qualitativa. Amostra não-probabilística por conveniência de 19 docentes de duas escolas. A recolha de dados foi feita através de uma entrevista semi-estruturada. No tratamento dos dados utilizaram-se os Softwares SPSS versão 20 e Alceste 2010. Respeitados os procedimentos éticos. A intimidade foi definida como a classe 3 do corpus das entrevistas. Definimos duas categorias (preservação da intimidade e processo de cuidar) e quatro subcategorias desta classe (preservação, relação empática, competências relacionais e competênciatécnico-científica).Os resultados apontam para a necessidade de se utilizarem metodologias reflexivas através de vivências e exemplos reais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Consideramos que a intimidade e a preservação da intimidade devem ser conceitos centrais da formação em enfermagem.

privacidade; competências; educação em enfermagem


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