Acessibilidade / Reportar erro

Infecção latente por Mycobacterium tuberculosis em estudantes da área da saúde: revisão sistemática de prevalência

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi sintetizar as evidências sobre a prevalência de infecção de Mycobacterium tuberculosis (ILTB) entre estudantes de graduação da área da saúde.

Método:

Foi realizada uma revisão sistemática de prevalência com metanálise. Coortes prospectivas e retrospectivas e estudos transversais envolvendo provável exposição a M. tuberculosis durante a graduação, juntamente com o teste tuberculínico (TT) ou ensaio de liberação de interferon-γ (IGRA) para investigação de tuberculose latente foram pesquisados. As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, EMBASE, LILACS, Scopus e Web of Science. Revisores independentes foram responsáveis pela seleção e inclusão dos estudos. Os dados foram extraídos, avaliados criticamente e sintetizados utilizando a abordagem JBI. PRISMA foi usado para relatar o estudo.

Resultados:

Vinte e dois estudos foram analisados. A prevalência geral em estudantes de graduação da área da saúde foi de 12,53%.

Conclusão:

A prevalência de ILTB em estudantes de graduação em saúde foi alta para uma população com alto nível de escolaridade. Triagem com TT e/ou IGRA e quimioprofilaxia, quando necessária, deve ser fornecida aos estudantes de graduação da área da saúde quando em contato com pacientes sintomáticos respiratórios.

DESCRITORES
Tuberculose Latente; Metanálise; Mycobacterium tuberculosis; Prevalência; Estudantes; Revisão Sistemática

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br