Resumo
Objetivo:
Analisar os atendimentos de emergência na perspectiva dos profissionais dos times de resposta rápida em dois hospitais, sendo um público e um filantrópico, diante de incidentes críticos positivos e negativos.
Método:
Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 62 profissionais de saúde. Utilizou-se a Técnica do Incidente Crítico como referencial teórico-metodológico e, para análise dos dados, a análise de conteúdo.
Resultados:
Participaram 62 profissionais de saúde, sendo 23 enfermeiros, 20 fisioterapeutas e 19 médicos. Obteve-se o agrupamento de 89 incidentes críticos, sendo 66 considerados positivos e 23 negativos. As situações relacionadas aos atendimentos realizados pelos serviços foram classificadas em três categorias, a saber: o reconhecimento da deterioração clínica do paciente; o acionamento do time de resposta rápida na unidade; e o tempo de chegada do time de resposta rápida à enfermaria.
Conclusão:
Destaca-se que, apesar das dificuldades enfrentadas por esses profissionais durante os atendimentos aos pacientes que se tornam graves nas unidades de internação não críticas, predominaram relatos positivos nas três categorias, que legitimaram a importância do serviço como contribuição à qualidade e segurança dos pacientes hospitalizados.
Descritores:
Equipe de Respostas Rápidas de Hospitais; Parada Cardíaca; Reanimação Cardiopulmonar; Enfermagem em Emergência; Segurança do Paciente