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Incidentes críticos percebidos pelos times de resposta rápida nos atendimentos de emergência* * Extraído da tese: “Atendimentos realizados por times de respostas rápidas em hospitais”, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2017

Resumo

Objetivo:

Analisar os atendimentos de emergência na perspectiva dos profissionais dos times de resposta rápida em dois hospitais, sendo um público e um filantrópico, diante de incidentes críticos positivos e negativos.

Método:

Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 62 profissionais de saúde. Utilizou-se a Técnica do Incidente Crítico como referencial teórico-metodológico e, para análise dos dados, a análise de conteúdo.

Resultados:

Participaram 62 profissionais de saúde, sendo 23 enfermeiros, 20 fisioterapeutas e 19 médicos. Obteve-se o agrupamento de 89 incidentes críticos, sendo 66 considerados positivos e 23 negativos. As situações relacionadas aos atendimentos realizados pelos serviços foram classificadas em três categorias, a saber: o reconhecimento da deterioração clínica do paciente; o acionamento do time de resposta rápida na unidade; e o tempo de chegada do time de resposta rápida à enfermaria.

Conclusão:

Destaca-se que, apesar das dificuldades enfrentadas por esses profissionais durante os atendimentos aos pacientes que se tornam graves nas unidades de internação não críticas, predominaram relatos positivos nas três categorias, que legitimaram a importância do serviço como contribuição à qualidade e segurança dos pacientes hospitalizados.

Descritores:
Equipe de Respostas Rápidas de Hospitais; Parada Cardíaca; Reanimação Cardiopulmonar; Enfermagem em Emergência; Segurança do Paciente

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