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Relações de poder e saber da equipe neonatal na implantação e disseminação do Método Canguru* * Extraído da tese de doutorado: “Método Canguru no Estado de Santa Catarina: um estudo Histórico e Foucaultiano”, Universidade Federal de Santa Catarina, 2020.

RESUMO

Objetivo:

analisar as relações de poder e saber, entre a equipe de saúde, que permeiam a implantação e disseminação do Método Canguru no estado de Santa Catarina.

Método:

pesquisa sócio-histórica, com abordagem qualitativa, realizada no estado de Santa Catarina, no período de janeiro a novembro de 2019, a partir de entrevistas com 12 profissionais de saúde. Os dados foram analisados à luz da proposta genealógica de Foucault, com auxílio do software Atlas.ti Cloud®.

Resultados:

as relações da equipe neonatal fortaleceram as ações do Método Canguru no estado, articulando os serviços e favorecendo a autonomia dos profissionais de saúde. Entretanto, a enfermeira Canguru se destaca nesse processo, e o discurso médico hegemônico, muitas vezes, ainda reprime as demais categorias profissionais.

Conclusão:

os profissionais desenvolvem estratégias para negociar as mudanças na prática do cuidado, transitando entre as tramas do poder e saber, ora o exercendo, ora sendo passivo a ele.

DESCRITORES
Equipe de Assistência ao Paciente; Método Canguru; Recém-Nascido; Política de Saúde; Poder Psicológico; Enfermagem Neonatal

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