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Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem

Neste artigo procuramos analisar os modos e processo de aprendizagem de competências de literacia em saúde em contextos informais. Pretendemos ampliar a compreensão dos processos de aprendizagem para além dos contextos formais, contribuindo para a elucidação dos profissionais de saúde sobre a forma como os indivíduos adquirem e gerem o conhecimento em saúde.

Face ao nosso objetivo, recorremos um corpus analítico constituído por cem narrativas autobiográficas elaboradas, entre 2006 e 2011, em contextos educativos mas com reconhecido potencial para a utilização em diferentes campos científicos, incluindo a saúde.

Os resultados obtidos evidenciam a existência de três diferentes características dos modos de aprendizagem de competências de literacia em saúde em contextos informais: i) aprendizagens que decorrem na ação, na concretização de tarefas quotidianas; ii) aprendizagens que resultam de processos de resolução de problemas; iii) aprendizagens que ocorrem de forma não planeada, fruto do fortuito e, em alguns casos, desprovidas de intencionalidade.

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Autobiografia como Assunto; Aprendizagem; Conhecimento; Pesquisa em Educação de Enfermagem


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