Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da adesão às medidas para a prevenção de infecções do sítio cirúrgico pela equipe cirúrgica

RESUMO

OBJETIVO

Avaliar as práticas pré e intraoperatórias adotadas pelas equipes médicas e de enfermagem visando à prevenção de infecções cirúrgicas.

MÉTODO

Estudo prospectivo realizado no período de abril e maio de 2013, em um centro cirúrgico de um hospital universitário de Belo Horizonte, Minas Gerais.

RESULTADOS

Foram acompanhadas 18 cirurgias e analisadas 214 luvas das quais 23 (10,7%) tiveram perfuração detectada pós-cirurgia, sendo 52,2% percebidas pelos usuários. A tricotomia foi feita em 27,7% dos pacientes na sala de cirurgia usando-se lâminas em 80% dos casos. A antibioticoprofilaxia foi administrada em 81,8% dos pacientes até 60 minutos antes da incisão cirúrgica. Verificou-se uma média de nove profissionais presentes durante a cirurgia e a porta da sala de cirurgia se manteve aberta em 94,4% dos procedimentos.

CONCLUSÃO

Identificou-se a adesão parcial às medidas recomendadas, reafirmando uma necessidade de maior atenção a estas etapas críticas com o objetivo de prevenir a infecção do sítio cirúrgico.

Descritores:
Infecção da Ferida Operatória; Salas Cirúrgicas; Luvas Cirúrgicas; Controle de Infecções; Enfermagem Perioperatória

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br