Acessibilidade / Reportar erro

O enfermeiro no gerenciamento de materiais em hospitais de ensino* * Extraído da dissertação "Atuação do enfermeiro no gerenciamento de materiais em hospitais de ensino do Paraná", Universidade Federal do Paraná, 2013.

OBJETIVO

Apresentar o contexto de inserção do enfermeiro no gerenciamento de materiais de seis hospitais de ensino do Paraná - Brasil e descrever as atividades por ele desenvolvidas neste processo.

MÉTODO

Estudo de abordagem qualitativa e natureza descritiva desenvolvido em hospitais de ensino do Paraná, no período de junho e agosto de 2013. A coleta foi realizada por meio de entrevista semiestruturada a oito enfermeiros atuantes no gerenciamento de materiais e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo.

RESULTADOS

Mostraram que o enfermeiro desempenha dez categorias de atividades, distribuídas em quatro das cinco etapas do processo do gerenciamento de materiais.

CONCLUSÃO

O enfermeiro no desempenho destas atividades, além de favorecer a construção de gerenciamento participativo, contribui para a organização, o planejamento, e a sistematização do processo de abastecimento dos hospitais, conferindo maior credibilidade ao trabalho junto aos profissionais que fazem uso dos materiais e fornecedores.

Enfermagem; Recursos Materiais em Saúde; Administração de Materiais no Hospital; Hospitais de Ensino


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br