Acessibilidade / Reportar erro

O processo de transição saúde/doença em pacientes renais crônicos: contribuições para assistência de enfermagem

Resumo

Objetivo:

Identificar os condicionantes facilitadores e dificultadores do processo de transição saúde/doença num grupo de pacientes com Doença Renal Crônica em tratamento hemodialítico sustentado no aporte teórico da Teoria das Transições.

Método:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas no período de março e abril de 2018. Para análise e discussão, utilizou-se da Técnica de Análise de Conteúdo como referencial metodológico e o modelo explicativo da Teoria das Transições como referencial teórico.

Resultados:

Participaram da pesquisa 25 pacientes. Foram identificados os fatores condicionantes do processo de transição, esses foram organizados em três categorias temáticas: Condicionantes pessoais no processo de transição; Condicionantes comunitários no processo de transição; Condicionantes sociais no processo de transição.

Conclusão:

Foi evidenciada uma predominância de condicionantes dificultadores na dimensão pessoal, facilitadores com relação à dimensão comunitária e, no que tange à dimensão social, os condicionantes foram equânimes.

Descritores:
Insuficiência Renal Crônica; Cuidados de Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Cuidado Transicional; Diálise Renal

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br