Acessibilidade / Reportar erro

Ações assistenciais e gerenciais desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado: impressão dos atores envolvidos* * Extraído da tese: “A disciplina estágio curricular supervisionado na formação do enfermeiro: impressões dos atores envolvidos”, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 2017.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Bacharelado em Enfermagem em duas Instituições de Ensino Superior do estado de São Paulo, à luz das competências específicas descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, relativas ao preparo para o desenvolvimento de ações de gerenciamento e assistência de enfermagem, a partir das impressões dos docentes, alunos concluintes e egressos.

Método:

Estudo descritivo, que aplicou um questionário para 59 alunos concluintes do Curso de Bacharelado em Enfermagem, 111 egressos e 27 docentes envolvidos no Estágio Curricular Supervisionado nas instituições analisadas.

Resultados:

O olhar dos atores envolvidos acerca do que tange ao desenvolvimento das ações assistenciais e de gerenciamento foi positivo, porém uma parcela dos egressos apontou que o Estágio Curricular Supervisionado não proporciona ao aluno: desenvolver todas as atividades realizadas pela equipe de enfermagem; atuar na assistência integral à saúde; a segurança técnica profissional; e interferir na dinâmica do trabalho.

Conclusão:

Na percepção dos atores envolvidos, o Estágio Curricular Supervisionado é visto como positivo e fundamental na formação do aluno, pois insere o aluno na realidade profissional do enfermeiro, entretanto necessita de adequações estruturais, especialmente na percepção dos egressos.

DESCRITORES:
Educação em Enfermagem; Currículo; Estágio Clínico; Educação Baseada em Competências; Educação Superior

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br