Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida em receptores de transplante de fígado e a influência dos fatores sociodemográficos

Resumo

OBJETIVO

Verificar a influência dos fatores sociodemográficos na qualidade de vida dos pacientes depois do transplante de fígado.

MÉTODO

Estudo transversal, com 150 pacientes submetidos ao transplante de fígado em um centro de referência. Aplicou-se um instrumento sociodemográfico e o questionário Liver Disease Quality of Life. Foi realizada Análise de Variância (ANOVA) e comparações múltiplas pelo teste de Tukey e Games-Howell, quando p<0,05.

RESULTADOS

A idade avançada apresentou influência nos domínios: sintomas da doença hepática (p=0,049), sono (p=0,023) e função sexual (p =0,03). Os homens apresentaram melhores médias significativas do que as mulheres na dimensão isolamento (p=0,037). Pacientes com nível de instrução mais alto apresentaram maiores valores no domínio estigma da doença hepática (p=0,014). Houve interferência da renda nos domínios qualidade da interação social (p=0,033) e estigma da doença (p=0,046).

CONCLUSÃO

Em metade dos domínios de qualidade de vida, houve influência de alguma variável sociodemográfica.

Descritores:
Transplante de Fígado; Qualidade de Vida; Avaliação em Saúde; Perfil de Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br