Acessibilidade / Reportar erro

Incidência e fatores relacionados ao delirium em unidade de terapia intensiva

Resumo

OBJETIVOS

Identificar a incidência de delirium, comparar as características demográficas e clínicas dos pacientes com e sem delirium e verificar os fatores relacionados ao delirium em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

MÉTODO

Coorte prospectiva, cuja amostra foi constituída de pacientes internados em UTI de um hospital universitário. Variáveis demográficas, clínicas e da avaliação com o Confusion Assessment Method for Intensive Care Unit para identificação de delirium foram processadas para análise univariada, e regressão logística para identificar fatores relacionados à ocorrência do delirium.

RESULTADOS

Do total de 149 pacientes da amostra, 69 (46,3%) apresentaram delirium durante a internação na UTI, observando-se que a média da idade, o índice de gravidade e o tempo de permanência nas UTI foram estatisticamente maiores. Os fatores relacionados ao delirium foram: idade, midazolam, morfina e propofol.

CONCLUSÃO

Os resultados mostraram elevada incidência de delirium na UTI e sua ocorrência associada às idades mais avançadas e o uso de sedativos e analgésicos, ressaltando-se a importância da atuação do enfermeiro na prevenção e identificação precoce do quadro nos pacientes com essas características.

Descritores
Delírio; Unidades de Terapia Intensiva; Cuidados de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br