Acessibilidade / Reportar erro

Atenção psicossocial às pessoas com comportamento suicida na perspectiva de usuários e profissionais de saúde* * Extraído da tese: “Cuidado às pessoas com comportamento suicida na RAPS: modelo teórico fundamentado na GT”, Universidade Federal da Bahia, 2018.

Atención psicosocial para personas con conducta suicida desde la perspectiva de usuarios y profesionales de la salud

RESUMO

Objetivo

Compreender as implicações da assistência prestada às pessoas com comportamento suicida no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, na perspectiva de usuários e profissionais de saúde.

Método

Pesquisa qualitativa, sob o referencial teórico do pensamento complexo e metodológico na Grounded Theory. Foram realizadas entrevistas, no período de maio a dezembro de 2017, com usuários assistidos por comportamento suicida e com profissionais de saúde em cenários da atenção psicossocial. Utilizou-se a técnica de análise comparativa dos dados.

Resultados

Participaram 18 usuários e 15 profissionais de saúde. O não acolhimento intensifica a introspecção, desmotivação e desesperança nos usuários, aumentando a dificuldade de exporem seus anseios. Em situações de acolhimento, disponibilidade e vinculação com os profissionais, os mesmos sentem-se mais abertos, a ponto de darem novos sentidos à vida e reduzirem os pensamentos de morte.

Conclusão

Foram identificadas fragilidades e potencialidades no atendimento prestado por profissionais de saúde aos usuários com comportamento suicida, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial. Ressalta-se a necessidade de uma gestão comprometida com a qualidade da assistência em face do risco de suicídio.

Suicídio; Tentativa de Suicídio; Comportamento Autodestrutivo; Enfermagem Psiquiátrica; Sistemas de Apoio Psicossocial; Assistência à Saúde Mental

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br