Acessibilidade / Reportar erro

Distúrbios psíquicos menores em trabalhadores de Enfermagem de um hospital psiquiátrico

Resumo

Objetivo:

Descrever a frequência de suspeição de distúrbios psíquicos menores e os sintomas em trabalhadores de Enfermagem de um hospital psiquiátrico.

Método:

Estudo transversal realizado em 2018 com trabalhadores de Enfermagem de um hospital psiquiátrico na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de um instrumento com variáveis sociodemográficas, laborais e de saúde. Para a verificação dos distúrbios psíquicos menores utilizou-se o Self Report Questionnaire-20. Resultados: Participaram 90 trabalhadores. A frequência de distúrbios psíquicos menores na amostra foi de 32,2%. As questões com maiores frequências de respostas afirmativas foram: “Sente-se nervoso(a), tenso(a) ou preocupado(a)” (51,1%), “Tem dores de cabeça frequentes” (41,1%), “Seu trabalho lhe causa sofrimento” (37,8%), “Você sente desconforto estomacal” (36,7%), “Tem dificuldades de ter satisfação em suas tarefas” (27,8%) e “É incapaz de desempenhar um papel útil em sua vida” (22,2%). Conclusão: A predominância de sintomas de diminuição da energia vital e somatização sugerem estresse e risco de transtorno mental.

Descritores:
Enfermagem Psiquiátrica; Transtornos Mentais; Estresse Psicológico; Saúde Do Trabalhador; Saúde Mental

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br