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El efecto del estrés percibido y la alfabetización digital en la satisfacción de los estudiantes en educación a distancia

RESUMO

Objetivo:

Examinar a relação entre estresse percebido e letramento digital com a satisfação de alunos de faculdades de ciências da saúde no processo de educação a distância.

Método:

O estudo transversal foi realizado por meio da coleta de dados de 842 alunos. A variável dependente foi a satisfação dos alunos na educação a distância. Para as análises, foram utilizados os métodos de teste t, ANOVA (post hoc: Bonferroni) e regressão linear.

Resultados:

A satisfação dos alunos de educação a distância foi de 178,21 ± 48,64. A satisfação dos alunos foi baixa entre aqueles que pensam que a educação a distância não é mais eficaz do que a educação presencial, que moram em vilas/cidades e apresentam alto estresse percebido. A satisfação dos alunos foi alta entre aqueles que não têm acesso limitado à internet, podem acessar a internet pelo computador, acompanhar as aulas regularmente toda semana, acham que a educação a distância é aplicável no domínio da saúde, podem adquirir feedback instantâneo do instrutor e têm maior letramento digital.

Conclusão

A satisfação dos alunos de educação a distância foi considerada moderada. A satisfação dos alunos na educação a distância aumenta à medida que os níveis de estresse percebido diminuem e os níveis de letramento digital aumentam.

DESCRITORES
Alfabetização Digital; Educação à Distância; Estresse Fisiológico; Covid-19; Estudantes; Satisfação Pessoal

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