Acessibilidade / Reportar erro

Atenção Primária à Saúde na percepção de mulheres residentes na zona rural

Resumo

OBJETIVO

Conhecer a percepção de mulheres residentes na zona rural sobre as ações e os serviços no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) em um município do sul do país, o único considerado como predominantemente rural.

MÉTODO

Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, realizado com mulheres que residiam na zona rural e procuraram os serviços de saúde nos últimos 15 dias anteriores à coleta.

RESULTADOS

Os resultados registram baixa fidelidade aos atributos da APS que, ao centrar seu eixo funcional na doença, transforma a unidade em pequenos pontos de pronto atendimento e em um lugar burocrático de passagem para outros tipos de serviços. A qualidade do serviço ofertado fica comprometida ao ofertar um atendimento rápido, fragmentado e desigual no contexto rural.

CONCLUSÃO

Os achados desse estudo destacam a necessidade de maiores esforços para adequação do novo modelo assistencial no desenvolvimento de ações próprias designadas pela APS no contexto rural estudado.

Descritores:
Mulheres; Zona Rural; Atenção Primária à Saúde; Serviços de Saúde Rural; Percepção

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br