Acessibilidade / Reportar erro

O mito familiar no cuidado de enfermagem à criança em sofrimento psíquico* * Extraído da dissertação de mestrado: “Cuidado à criança com transtorno mental por meio do Brinquedo Terapêutico Dramático: abordagem pela relação intersubjetiva”, Universidade Estadual de Campinas, 2023.

RESUMO

Trata-se de um estudo teórico com o objetivo de refletir sobre a contribuição do conceito de mito familiar para o cuidado de enfermagem à criança em sofrimento psíquico, sendo metodologicamente estruturado em três tópicos: importância da família no cuidado de crianças; perspectiva do cuidado de enfermagem centrado na família de crianças em sofrimento psíquico; e contribuição do entendimento de mito familiar para o cuidado de enfermagem à criança em sofrimento psíquico. Considera-se a dialética: a família, tida pela literatura atual como unidade harmônica, também desencadeia conflitos familiares que podem ser a causa de sofrimentos psíquicos. O conceito de mito familiar surge como possibilidade de ancoragem teórica ao cuidado de enfermagem à criança em sofrimento psíquico ao permitir que o enfermeiro considere os significantes que marcam a estruturação psíquica da criança e constroem seu sintoma. Desvendar o lugar que a família destina à criança viabiliza ao enfermeiro auxiliá-la a construir e elaborar um local próprio enquanto sujeito em sua subjetividade.

DESCRITORES
Cuidados de Enfermagem; Criança; Saúde Mental; Família; Psicanálise

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br