Acessibilidade / Reportar erro

O processo de adaptação familiar à hospitalização infantil em Unidade de Terapia Intensiva* * Extraído da dissertação: “Processo de adaptação de familiares de crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica”, Universidade Federal de Pelotas, 2018.

El proceso de adaptación familiar a la hospitalización infantil en una Unidad de Cuidados Intensivos

RESUMO

Objetivo

Conhecer o processo de adaptação de familiares ao vivenciar a internação da criança em uma Unidade de Terapia Intensiva.

Método

Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada na Unidade de Pediatria, com familiares de crianças provenientes da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Utilizou-se a análise temática.

Resultados

Participaram 13 familiares, 12 mães e um pai. Dos resultados emergiram as categorias: Impacto da família frente à internação infantil em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Mecanismos de adaptação de familiares à internação em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

Conclusão

Os mecanismos adotados pela família no processo de adaptação da criança a internação na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica foram: pensamento positivo, entendimento do tratamento e de funcionamento da unidade. Os profissionais de saúde podem oferecer estratégias à família a fim de tornar a internação menos traumática, possibilitando o compartilhamento das experiências e a ampliação do conhecimento dos envolvidos.

Criança Hospitalizada; Família; Cuidadores; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Enfermagem Pediátrica; Relações Profissional-Família

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br