Acessibilidade / Reportar erro

Integralidade e humanização na gestão do cuidado de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva* * Extraído da tese "Gestão do Cuidado de Enfermagem na UTI: configuração ecossistêmica com base teórico-filosófica e organizativa nas políticas públicas", Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Rio Grande, 2013.

Resumo

OBJETIVO

Identificar os elementos capazes de promover a integralidade e a humanização na gestão do cuidado de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva, com enfoque ecossistêmico.

MÉTODO

Pesquisa documental, de natureza qualitativa. Para a análise dos dados utilizou-se do método da análise documental.

RESULTADO

SForam identificadas quatro categorias preestabelecidas ‒ Dimensões: Técnica; Organizacional; Tecnológica e Humanizadora. Os dados resultantes das duas subcategorias que integraram a categoria Dimensão Humanizadora, Integralidade nas ações do cuidado e Processos integradores e promotores de humanização, trazem implicações e desafios nos modos de gerir os processos de trabalho em saúde, o que possibilita transformações organizacionais, estruturais e gerenciais na produção do cuidado.

CONCLUSÃO

Considera-se que na gestão do cuidado de enfermagem todos os elementos estruturantes, com enfoque nas necessidades dos usuários, devem estar em consonância com as políticas públicas e os princípios da integralidade e da humanização e possuir forte potencial para a transformação das práticas em saúde.

Descritores
Gestão em Saúde; Cuidados de Enfermagem; Humanização da Assistência; Unidade de Terapia Intensiva; Integralidade em Saúde; Políticas Públicas de Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br