Acessibilidade / Reportar erro

Fragilidades para a continuidade do cuidado ao pré-termo egressoda unidade neonatal* * Extraído da tese: “Continuidade do cuidado ao pré-termo após a alta hospitalar: perspectiva de profissionais da estratégia saúde da família”, Universidade Federal de Mato Grosso, 2022.

RESUMO

Objetivo:

Identificar as fragilidades para a continuidade do cuidado ao pré-termo egresso de unidade neonatal, a partir da perspectiva de profissionais da estratégia saúde da família.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada junto a 16 profissionais de quatro regionais de saúde de uma capital do centro-oeste do Brasil. A coleta dos dados ocorreu nos meses de outubro a dezembro de 2020, por meio de entrevistas semiestruturadas, individuais e presenciais. Os dados foram submetidos à analise de conteúdo, sustentada pelo conceito da continuidade do cuidado.

Resultados:

Três categorias compuseram a análise: Desafios para o atendimento na unidade e para o encaminhamento aos serviços especializados; Interações frágeis entre família do pré-termo e profissionais de saúde; Informação: aspecto essencial para a conexão entre profissionais de saúde e família do recém-nascido pré-termo.

Conclusão:

Os serviços de saúde mostram-se frágeis quanto às dimensões da continuidade do cuidado colaborando para a descontinuidade da atenção à criança nascida pré-termo.

DESCRITORES
Recém-Nascido Prematuro; Continuidade da Assistência ao Paciente; Alta do Paciente; Pessoal de Saúde; Estratégias de Saúde Nacionais

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br