Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos diagnósticos e capacitações em serviço na descentralização do atendimento às pessoas vivendo com HIV* * Extraído da dissertação: “Percepção do enfermeiro sobre a descentralização do atendimento às pessoas vivendo com HIV/Aids para atenção primária à saúde à luz da teoria de Imogene King”, Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Analisar as percepções de enfermeiros sobre a descentralização do atendimento às pessoas vivendo com HIV.

Método:

Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com enfermeiros da atenção primária à saúde, fundamentado pela Teoria dos Sistemas Abertos de Imogene King (pessoal, interpessoal e social). Os dados foram obtidos por meio de entrevista; utilizou-se questionário sociodemográfico/profissional e roteiro semiestruturado, processados pelo software IRAMUTEQ e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados:

Participaram do estudo 32 enfermeiros. Emergiram da análise cinco classes: “processo de revelação diagnóstica”; “capacitação dos profissionais”; “medidas preventivas”; “barreiras e potencialidades no processo de descentralização”; e “estigma e preconceito”.

Conclusão:

No processo de reorganização do modelo de assistência à saúde das pessoas vivendo com HIV na atenção primária à saúde, aponta-se importante contribuição do enfermeiro no fortalecimento da descentralização do atendimento no nível local.

DESCRITORES
HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br