Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de desempenho de Serviços da Atenção Básica para o tratamento da tuberculose* * Avaliação de desempenho de Serviços da Atenção Básica para o tratamento da tuberculose

Objetivo

Avaliar o desempenho dos serviços de Atenção Básica para o tratamento da tuberculose segundo o referencial de avaliação dos serviços de saúde (estrutura/processo) em Cabedelo, município portuário da Paraíba.

Método

Pesquisa avaliativa, quantitativa, de corte transversal onde foram realizadas 117 entrevistas com os profissionais de saúde, através de um instrumento estruturado. A análise pautou-se na construção de indicadores, utilizando-se valor padronizado para a variável reduzida (z=1).

Resultados

Os indicadores estruturais apresentaram desempenho regular para as variáveis: capacitação profissional; acesso a instrumentos de registro; articulação com outros serviços. Quanto ao processo, os indicadores relacionados às ações externas e informações sobre a doença apresentaram desempenho insatisfatório. O tratamento diretamente observado e os fluxos de referência/contrarreferência tiveram desempenho regular.

Conclusão

A qualificação profissional focalizada, a fragmentação das práticas e a atenção domiciliária assistemática, constituem em obstáculos para o desempenho de ações voltadas à prestação do cuidado ampliado, contínuo e resolutivo.

Tuberculose; Atenção Primária à Saúde; Avaliação dos Serviços de Saúde; Equipe de assistência ao paciente


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br