Acessibilidade / Reportar erro

Eventos adversos em pacientes de terapia intensiva: estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

identificar a prevalência de eventos adversos e a necessidade de cuidado do paciente crítico em uma unidade de terapia intensiva.

Método:

estudo transversal, realizado de janeiro a março de 2020. Os eventos adversos investigados foram: lesão por pressão, extubação orotraqueal acidental, queda, perda de acesso venoso central e infecção relacionada à assistência à saúde. O número de horas necessárias para o cuidado do paciente foi mensurado pela Nursing Activities Score. As variáveis independentes categóricas foram descritas por frequências absoluta e relativa, e as contínuas, por tendência central. A medida de magnitude foi a razão de chance e considerou-se intervalo de confiança de 95%.

Resultados:

dos 88 pacientes avaliados, 52,3% apresentaram eventos adversos, os quais foram associados à maior necessidade de cuidados, gravidade e ao maior tempo de internação. O Nursing Activities Score médio foi 51,01% (12 h 24 min), sendo identificado um déficit de 20% a 30% de pessoal de enfermagem na unidade.

Conclusão:

a prevalência dos eventos adversos na unidade é alta e o déficit de pessoal de enfermagem na unidade revelou a necessidade de dimensionamento adequado de pessoal para reduzir os danos ocasionados pelos cuidados prestados aos pacientes críticos.

DESCRITORES
Cuidados de Enfermagem; Administração de Recursos Humanos; Administração de Serviços de Saúde; Legislação de Enfermagem; Segurança do Paciente; Unidades de Terapia Intensiva

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br