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Sistema de classificação de pacientes pediátricos: aperfeiçoamento de um instrumento* * Extraído da tese "Validação do instrumento de classificação de pacientes pediátricos", Universidade Estadual de Campinas, 2013

Objetivo

Aprimorar a validade de conteúdo do instrumento de classificação de pacientes pediátricos e avaliar a sua validade de constructo.

Método

Estudo com delineamento descritivo exploratório na mensuração do índice de validade de conteúdo e delineamento correlacional para a validação de construto por meio de análise fatorial exploratória. O índice de validade de conteúdo para os indicadores foi 0,99 e para as situações graduadas de 0,97.

Resultados

Na validação do construto, foram extraídos três domínios: paciente, família e procedimentos terapêuticos, com 74,97% de variância de explicação. O instrumento apresentou evidências de validade de conteúdo e de construto.

Conclusão

A validação do instrumento ocorreu sob a abordagem do cuidado centrado na família e permitiu incorporar algumas necessidades essenciais da infância como brincadeiras, interação e afeto ao conteúdo do instrumento.


Avaliação em saúde; Enfermagem pediátrica
; Carga de trabalho; Classificação; Estudos de validação


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