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Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem

Constitución de competencias para la intervención del proceso de salud-enfermedad de la población: desafío a el educador de enfermería

Constitution of knowledge for the intervention of health and disease processe of the population: a challenge for educator in nursing

Tomando como objeto de estudo a prática educativa - ensino e avaliação - operada no Estágio Rural Integrado da Universidade Federal da Paraíba, os autores discutem sobre a centralidade dos conhecimentos nesta prática educativa e consideram a possibilidade de se implantar processos de ensino e avaliação transformadores, ancorados na abordagem pedagógica por Competências. Propõem a utilização desta abordagem e da metodologia da TIPESC - Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva como orientadores dos processos de formação de força de trabalho em saúde e, em particular de enfermagem, visando à constituição de sujeitos críticos e reflexivos que atendam aos requerimentos do Sistema Único de Saúde.

Pesquisa educacional em enfermagem; Pessoal de saúde; Avaliação educacional; Professor


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