Acessibilidade / Reportar erro

Autocuidado apoiado no manejo da Diabetes tipo 1 durante a transição da infância para adolescência* * Extraído do Projeto de Iniciação Científica: “Condições crônicas na infância: cuidado na atenção primária à saúde”, com o plano chamado “Necessidade de autocuidado apoiado à criança com diabetes tipo 1 na transição da infância para a adolescência”, Universidade Federal da Paraíba, 2016-2017.

RESUMO

Objetivo:

Analisar as necessidades de pré-adolescentes com diabetes tipo 1 para o autocuidado apoiado no manejo da doença.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada entre outubro e dezembro de 2016 com pré-adolescentes atendidos em um ambulatório hospitalar e em Unidades de Saúde da Família, utilizando-se de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da análise temática, à luz do referencial teórico de autocuidado apoiado.

Resultados:

Participaram da pesquisa nove pré-adolescentes. Identificou-se que, para a construção da autoeficácia, os pré-adolescentes necessitam superar a fase de negação da doença; saber lidar com os sentimentos desencadeados pela necessidade de mudanças no estilo de vida; receber apoio familiar e da rede social; e ter conhecimento e autopercepção adequados para se sentirem seguros no manejo da diabetes.

Conclusão:

Evidenciou-se que os desafios intrínsecos à adolescência e o modo como os pré-adolescentes com diabetes lidam com a doença em seu cotidiano influenciam o manejo da diabetes e ocasionam necessidades que devem ser valorizadas pelos profissionais da rede de cuidado por meio do apoio para o autocuidado.

DESCRITORES:
Diabetes Mellitus Tipo 1; Adolescente; Autocuidado; Enfermagem Pediátrica; Cuidado da Criança

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br