Acessibilidade / Reportar erro

Associações e diferenças de gênero entre comportamentos de busca de OHI e letramento em e-Saúde entre estudantes universitários chineses

RESUMO

Objetivo:

Visa explorar associações e diferenças de gênero entre comportamentos de busca de OHI (busca de informações de saúde on-line) e letramento em e-Saúde (saúde eletrônica) entre estudantes universitários chineses.

Métodos:

Questionários on-line da escala de letramento em e-Saúde e comportamentos de busca de OHI criados no software Wenjunxing foram utilizados nesta pesquisa. Testes qui-quadrado, teste t e análise de correlação de Pearson foram realizados utilizando SPSS para análise de dados.

Resultados:

Dos 5.383 participantes, 72,4% eram meninas, 77,5% viviam em áreas rurais, 51,2% eram formados em artes liberais, 76,6% tinham pais com baixa escolaridade. As pontuações médias do C-eHEALS de meninos e meninas foram 26,53 ± 5,861 e 26,84 ± 5,816, respectivamente, sem diferença significativa (P = 0,084). Os três principais comportamentos de busca de IHO para meninos e meninas, bem como para os grupos baixo e alto do C-eHEALS, foram “encontrar informações sobre exercícios físicos”; “ler ou compartilhar informações de saúde através das redes sociais”; “encontrar informações sobre nutrição e dieta”, todos com diferenças significativas de gênero e de letramento em e-Saúde.

Conclusões:

As diferenças de gênero e de letramento em e-Saúde devem ser focadas na intervenção ao desenvolver e implementar formação de intervenção em e-Saúde para pais e adolescentes em escolas e comunidades.

DESCRITORES
Letramento em Saúde; Gestão da Informação em Saúde; Identidade de Gênero; Estudantes; Educação em Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br