Acessibilidade / Reportar erro

Percepção materna do estado nutricional de seus filhos menores de três anos* * Extraído da dissertação de mestrado intitulada "Percepção materna do estado nutricional do filho: estudo transversal em unidades básicas de saúde", apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP, 2014.

Resumo

OBJETIVO

Avaliar a percepção materna do estado nutricional do filho e identificar os fatores associados.

MÉTODO

Estudo transversal realizado em município de pequeno porte com 342 crianças menores de 3anos atendidas em Unidades Básicas de Saúde do Estado de São Paulo. O estado nutricional foi classificado em percentis do Índice de Massa Corporalpara Idade e a percepção materna foi avaliada com escala de descritores verbais (muito magro, magro, peso adequado, gordo, muito gordo). Utilizou-se de regressão logística para identificar os fatores associados.

RESULTADOS

Constatou-se 44,7% de percepção materna inadequada. Mães de crianças com excesso de peso (OR=11,8; IC95%:6,4-21,7) e com baixo peso (OR=5,5; IC95%:1,9-16,2) apresentaram mais chance de percepção inadequada, da mesma forma que mães de crianças com mais de 24 meses de idade (OR=2,9; IC95%:1,4-6,0).

CONCLUSÃO

Para uma efetiva assistência à criança na atenção básica, profissionais de saúde devem considerar a percepção materna e auxiliar as mães na identificação do estado nutricional do filho nas consultas de puericultura e acompanhamento do crescimento.

Descritores
Criança; Estado Nutricional; Obesidade; Mães; Percepção; Enfermagem em Saúde Pública

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br