Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de enfermagem na COVID-19 * * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Relação da adicção ao smartphone com sintomas de ansiedade, depressão, estresse, qualidade do sono e rendimento acadêmico em graduandos de Enfermagem”, apresentada à Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Objetivo:

verificar a relação entre sintomas de depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de enfermagem na COVID-19.

Método:

estudo descritivo-analítico realizado com 206 estudantes de enfermagem. Para coleta de dados foram utilizados um instrumento de caracterização sociodemográfica e uso do smartphone adaptado da literatura e as seguintes escalas: Depression, Anxiety and Stress Scale e Smartphone Addiction Inventory. Os dados sociodemográficos e o uso do smartphone foram analisados por meio de estatísticas descritivas e a relação entre sintomas de depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone foi analisada a partir de regressão logística múltipla.

Resultados:

a prevalência de dependência de smartphone em estudantes de enfermagem foi de 129 (62,6%) e houve relação entre sintomas de depressão moderada (p=0,049), grave/muito grave (p=0,005) e ansiedade leve (p=0,028) e grave/muito grave (p=0,019) e dependência de smartphone.

Conclusão:

os dados revelam que a construção e a implementação de políticas de uso do smartphone no contexto acadêmico e hospitalar para prevenção da dependência de smartphone e controle dos fatores de risco associados são necessárias.

Descritores:
Smartphone ; Comportamento Aditivo; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem; Ansiedade; Depressão


Destaques:

(1) Alta prevalência de dependência de smartphone em estudantes de enfermagem.

(2) Houve relação entre sintomas de depressão, ansiedade e dependência de smartphone.

(3) A enfermagem possui papel preponderante na identificação e manejo das dependências.

(4) Abordagem multidisciplinar na prevenção e no manejo da dependência de smartphone.

(5) A dependência de smartphone em estudantes de enfermagem é um tema novo no Brasil.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br