Acessibilidade / Reportar erro

Competências profissionais dos enfermeiros de unidades de urgência e emergência: estudo de método misto * * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Mapeamento das competências profissionais dos enfermeiros que atuam em unidades de urgência e emergência”, apresentada à Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil.

Objetivo:

descrever as competências profissionais dos enfermeiros que atuam em urgência e emergência e compreender sua percepção a respeito das competências essenciais para a atuação e a atualização profissional.

Método:

estudo sequencial explanatório de métodos mistos, realizado com enfermeiros de urgência e emergência. Para a obtenção dos dados quantitativos, utilizou-se um questionário com 78 itens, respondidos por 39 enfermeiros, que foram analisados mediante estatística descritiva e testes não paramétricos. Já os dados qualitativos, foram obtidos por entrevista semiestruturada realizada com 17 enfermeiros, cuja interpretação deu-se pela análise temática de conteúdo indutiva. Os dados foram combinados por conexão.

Resultados:

obteve-se alto nível de competência na autoavaliação dos enfermeiros de urgência e emergência no fator 2 – relações no trabalho e menor nível no fator 6 - excelência profissional (p=0,036). Os dados qualitativos corroboraram de forma positiva com o fator relações no trabalho, identificando a associação do conhecimento e experiência prática com competências, além de um cenário desprovido de educação permanente.

Conclusão:

apesar de altos níveis de competência identificados nos enfermeiros de urgência e emergência, o fortalecimento de estratégias educacionais favorece o desenvolvimento e o reconhecimento profissional.

Descritores:
Competência Profissional; Enfermagem em Emergência; Liderança; Pesquisa em Administração de Enfermagem; Serviços Médicos de Emergência; Papel do Profissional de Enfermagem


Destaques:

(1) Enfermeiros emergencistas demonstraram alto nível de competência profissional.

(2) A falta de Educação Permanente afetou as competências profissionais dos enfermeiros.

(3) Reconhecimento ocorre com conhecimento, experiência e relacionamento interpessoal.

(4) Educação Permanente na emergência pode desenvolver competências profissionais.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br