Acessibilidade / Reportar erro

Fatores que afetam o sucesso profissional de enfermeiros que atuam na área de tecnologia de reprodução assistida * * Apoio financeiro do Chongqing Science and Technology Bureau, Processo Nº cstc2017shms-zdyfX 0020, China.

Objetivo:

examinar a relação entre o sucesso profissional e o ambiente de trabalho de enfermeiros da área de tecnologia de reprodução assistida e identificar os fatores que afetaram tal sucesso.

Método:

estudo transversal conduzido em 53 centros de fertilidade em 26 províncias da China Continental. Os dados foram coletados por meio de um questionário demográfico, um questionário sobre competências de enfermagem especializada em tecnologias de reprodução assistida, da Career-Success Scale (Escala de Sucesso Profissional) e da Nursing Work Environment Scale (Escala do Ambiente de Trabalho na Enfermagem). Aplicaram-se análises de estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

participaram do estudo 597 enfermeiros da área de tecnologia de reprodução assistida, e 555 questionários válidos foram coletados. As pontuações globais médias para o sucesso profissional e o ambiente de trabalho foram 3,75 [desvio padrão (DP) = 1,01] e 3,42 (DP = 0,77), respectivamente. Verificou-se forte correlação positiva entre o sucesso profissional e o ambiente de trabalho (r = 0,742; p < 0,01). A análise de regressão múltipla mostrou que a participação em eventos acadêmicos, a assistência psicológica, o desenvolvimento profissional, o apoio e os cuidados, e o salário e o bem-estar foram fatores que influenciaram significativamente o sucesso profissional.

Conclusão:

a participação em eventos acadêmicos, a assistência psicológica e o ambiente de trabalho mostraram correlação positiva com o sucesso profissional. Os gestores deveriam considerar formas de abordar esses fatores.

Descritores:
Sucesso Profissional; Local de Trabalho; Tecnologia de Reprodução Assistida; Enfermeiras e Enfermeiros; Estudos Transversais; China


Destaques:

(1) Estudo multicêntrico conduzido em 53 centros de fertilidade com o objetivo de avaliar o sucesso profissional de enfermeiros.

(2) Forte correlação positiva entre o sucesso profissional e o ambiente de trabalho.

(3) A participação em eventos acadêmicos foi positivamente correlacionada com o sucesso profissional.

(4) A assistência psicológica foi positivamente correlacionada com o sucesso profissional.

(5) É necessário focar no ambiente de trabalho da enfermagem para aumentar o sucesso profissional dos enfermeiros.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br