Acessibilidade / Reportar erro

A empatia dos enfermeiros com os pacientes em hospitais públicos

Objetivo:

determinar os níveis de empatia em enfermeiros profissionais de um hospital de alta complexidade, relacionar a idade com a empatia (e cada uma das suas dimensões) e verificar se existem diferenças entre esses níveis, de acordo com o tipo de horário de trabalho.

Método:

delineamento comparativo, correlacional e transversal. A amostra utilizada (n=271) constituiu 40,9% do total de profissionais de enfermagem. Foram estudadas as propriedades psicométricas da Escala de Empatia de Jefferson para Profissionais da Saúde. Foram calculadas estatísticas descritivas: média e desvio padrão. A associação entre empatia e idade foi estimada por meio de equações de regressão e significância estatística dos coeficientes de regressão, após avaliação do tipo de curva por meio de análise de variância.

Resultados:

o modelo subjacente de três dimensões de empatia foi identificado. Os valores das estatísticas descritivas observados foram relativamente baixos em empatia e suas dimensões. Níveis de empatia não foram associados com a faixa etária. Não foram encontradas diferenças de empatia entre os tipos de horários de trabalho. Foi encontrada variabilidade nas dimensões: “cuidado compassivo” e “colocar-se no lugar do paciente”.

Conclusão:

esses resultados mostram que os níveis de empatia observados podem implicar em um desempenho deficiente no atendimento empático aos pacientes.

Descritores:
Estudo Transversal; Correlação de Dados; Empatia; Recursos Humanos de Enfermagem; Hospital Público; Equador


Destaques:

(1) Os níveis de empatia são baixos nos profissionais de enfermagem estudados.

(2) Esses níveis não estão associados à idade e ao tipo de trabalho realizado.

(3) Baixos níveis de empatia podem implicar uma alteração negativa da atenção humanizada.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br