Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco à infecção pelo HIV entre adolescentes e jovens: revisão sistemática* * *Este artigo refere-se à chamada temática “Saúde dos adolescentes e o papel do enfermeiro”. Editado pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. A publicação deste suplemento foi apoiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Os artigos passaram pelo processo padrão de revisão por pares da revista para suplementos. As opiniões expressas neste suplemento são exclusivas dos autores e não representam as opiniões da OPAS/OMS. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001 - Brasil.

Resumo

Objetivo:

identificar e analisar os fatores de risco à infecção pelo HIV entre adolescentes e jovens.

Método:

trata-se de uma revisão sistemática que teve como questão norteadora: quais são os fatores de risco à infecção pelo HIV entre adolescentes e jovens?”. As buscas em cinco bases de dados e no Google Scholar ocorreram em dezembro de 2021, tendo como filtro publicações entre 2012-2022 sem limitação de idiomas. As publicações foram selecionadas por dois revisores independentes. Os materiais incluídos foram submetidos à avaliação da qualidade metodológica e a uma síntese narrativa.

Resultados:

recuperou-se 26.191 materiais, sendo sete artigos incluídos. Todos os estudos foram conduzidos na África. Identificou-se que o sexo feminino, a maior idade dos jovens, baixa escolaridade, pessoas negras, múltiplas parcerias sexuais, uso inconsistente de preservativos, consumo de álcool e início sexual precoce constituíram fatores de risco para a infecção pelo HIV em adolescentes e jovens.

Conclusão:

a compreensão dos fatores de risco alicerça a propositura de políticas de saúde e estratégias de intervenção com a finalidade de fortalecer a capacidade de resposta dos serviços de saúde e o cuidado da equipe de enfermagem para a diminuição da transmissão do HIV entre adolescentes e jovens.

Descritores:
HIV; Fatores de Risco; Adolescente; Adulto Jovem; Comportamento Sexual; Revisão Sistemática; Enfermagem

Destaques:

(1) A síntese do conhecimento contribui para a assistência prestada nos serviços de saúde.

(2) Os principais fatores para o HIV estão relacionados aos comportamentos de risco.

(3) Os resultados apontam para a propositura de políticas de saúde para prevenção do HIV.

(4) Importância de diferentes atores sociais e instâncias gestoras no enfrentamento do HIV.

(5) O estudo fortalece o papel da enfermagem na prevenção da transmissão do HIV.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br