Acessibilidade / Reportar erro

Telenfermagem em saúde mental: efeito em sintomas de ansiedade e consumo de álcool durante a pandemia COVID-19* * O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil. Apoio Financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - Processo 2021/12471-4.

Objetivo:

investigar o efeito de uma intervenção remota nos sintomas de ansiedade e no uso de álcool em usuários do serviço de Atenção Primária à Saúde.

Método:

estudo quase experimental, realizado com 1270 participantes que responderam o Alcohol Use Disorders Identification Test e a State-Trait Anxiety Inventory 6. Desses, 1033 entrevistados pontuaram para sintomas de ansiedade moderada/severa (STAI-6>3) e uso de risco de álcool moderado/severo (AUDIT-C>3), e receberam as intervenções via chamada telefônica com follow-up de sete e 180 dias. Para análise dos dados utilizou-se um modelo de regressão de efeitos mistos.

Resultados:

o efeito da intervenção realizada foi positivo na redução dos sintomas de ansiedade entre T0 e T1 (µ=1,6 p<0.001) e na redução do padrão de uso de álcool entre t1 e t3 (µ=1,57 p<0.001).

Conclusão:

os resultados do follow-up sugerem efeito positivo da intervenção na redução da ansiedade e no padrão de uso de álcool, o qual tende a se manter ao longo do tempo. Há evidências de que a intervenção proposta pode ser uma alternativa para o cuidado preventivo em saúde mental, em situações nas quais a acessibilidade do usuário ou do profissional encontram-se comprometidas.

Descritores:
Telenfermagem; Ansiedade; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Prevenção Primária; Atenção Primária à Saúde; COVID-19


Destaques:

(1) Intervenção remota com impacto positivo na redução da ansiedade e uso de álcool.

(2) Enfermagem como protagonista do cuidado preventivo em saúde mental.

(3) Intervenção de baixo custo que abrange diversos grupos populacionais.

(4) Telenfermagem em saúde mental como estratégia de cuidado durante a COVID-19.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br