Acessibilidade / Reportar erro

Percepções e experiências de idosos com a atividade Sit-to-stand: Um estudo etnográfico de pré-viabilidade

Resumo

Objetivo:

o objetivo deste estudo de pré-viabilidade foi examinar percepções e experiências da atividade de Sit-to-stand com idosos brasileiros residentes em suas casas, no meio urbano.

Método:

o método exploratório foi etnografia focada. Foi utilizada a amostragem intencional para recrutar 20 idosos. Foram utilizados cinco meios de geração de dados: inquéritos sociodemográficos, observações participantes, entrevistas informais, entrevistas formais semiestruturadas e notas de campo. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo qualitativo.

Resultados:

a experiência dos idosos com problemas de mobilidade na realização da atividade Sit-to-stand dependia de suas expectativas de mobilidade envolvendo muitos fatores coordenados que, de forma conjunta, influenciaram suas crenças e atitudes em relação à atividade, suas preferências, seus comportamentos e percepções culturais. Os participantes deste estudo pareciam considerar a atividade aprazível; no entanto, as deficiências mais perceptíveis para o engajamento dos participantes na atividade Sit-to-stand surgiram de falhas em suas necessidades pessoais e intrapessoais.

Conclusão:

as recomendações geradas a partir dos achados do estudo convocam a concepção de estratégias de implementação da intervenção Sit-to-stand adaptadas às necessidades dessa população em particular.

Descritores:
Idoso; Limitação da Mobilidade; Estudos de Viabilidade; Etnografia; Pesquisa Qualitativa; Brasil

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br