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Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise* * Artigo extraído da tese de doutorado “Construção e validação de intervenção educativa em ambiente virtual de aprendizagem sobre prevenção e manejo do pé diabético para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde”, apresentada à Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Objetivo:

analisar os efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética.

Método:

revisão sistemática conduzida em sete bases de dados, um índice bibliográfico, uma biblioteca eletrônica e na literatura cinzenta. A amostra foi constituída de 11 ensaios clínicos controlados randomizados. A síntese dos resultados foi descritiva e por meio de metanálise.

Resultados:

as tecnologias educativas predominantes foram os treinamentos e as orientações verbais, destacando-se as tecnologias leve-duras. Na comparação com o cuidado usual, as tecnologias educativas apresentaram fator de proteção para prevenção da incidência de úlcera diabética (RR=0,40; IC 95%=0,18-0,90; p=0,03) e a avaliação de certeza da evidência foi baixa. As tecnologias educativas também tiveram fator de proteção para prevenção da incidência de amputação em membros inferiores (RR=0,53; IC 95%=0,31-0,90; p=0,02) e a certeza da evidência foi muito baixa.

Conclusão:

as tecnologias educativas leve-duras, como orientações verbais estruturadas, jogos educativos, aula expositiva, treinamentos teórico-práticos, vídeo educativo, folder, álbum seriado e desenhos lúdicos, e as tecnologias duras, a exemplo do calçado terapêutico, palmilhas, termômetro digital de infravermelho, kits de cuidados com os pés, aplicativo de telemedicina e telefone móvel, foram efetivas para prevenção e tratamento da úlcera diabética, porém, estudos mais robustos são necessários.

Descritores:
Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Complicações do Diabetes; Tecnologia Educacional; Revisão Sistemática; Metanálise


Destaques:

(1) As tecnologias educativas melhoraram o autocuidado com os pés.

(2) As tecnologias educativas contribuíram para a cicatrização da úlcera diabética.

(3) As tecnologias educativas foram efetivas para prevenção da úlcera diabética.

(4) As tecnologias educativas apresentaram fator de proteção para amputação.

(5) Recomenda-se o uso das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética.

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