Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do aplicativo móvel “Descomplicando a Amamentação” por familiares de recém-nascidos * * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. O presente trabalho foi realizado com o apoio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos - CAPES 2022, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 155887/2022-0, Brasil.

Objetivo:

avaliar a semântica, a aparência e a usabilidade do aplicativo móvel “Descomplicando a Amamentação” por familiares de recém-nascidos.

Método:

estudo metodológico aplicado, desenvolvido com 20 membros familiares de recém-nascidos usuários de tecnologia educacional, incluindo gestantes, puérperas e familiares de recémnascidos. Aplicou-se um instrumento avaliativo contendo questões sobre a semântica e a aparência, além da System Usability Scale para avaliação da usabilidade. Na análise dos dados, utilizou-se o Índice de Concordância, com ponto de corte igual a 0,8 (80%).

Resultados:

na avaliação da semântica e da aparência, o aplicativo alcançou um Índice de Concordância Global de 0,99 (99%), apresentando variação de 0,95 (95%) a 1,0 (100%) entre os itens avaliados. Na usabilidade alcançouse média global de 93, indicando melhor grau alcançável em todas as características do sistema.

Conclusão:

a tecnologia é compreensível, relevante, pertinente e eficiente, além da fácil utilização e baixa inconsistência com elevada satisfação pela amostra investigada, mostrando excelente potencial de uso pelas famílias.

Descritores:
Saúde da Criança; Aleitamento Materno; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Família


Destacados:

(1) O estudo avaliou um aplicativo para dispositivos móveis sobre aleitamento materno.

(2) Participaram da avaliação vinte gestantes, puérperas e familiares de recém-nascidos.

(3) A avaliação da semântica, aparência e usabilidade foi excelente.

(4) O aplicativo avaliado pode ser aplicado na educação em saúde das famílias.

(5) O “Descomplicando a Amamentação” pode ser acessado em qualquer horário e lugar.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br