Acessibilidade / Reportar erro

Intervenções para o desenvolvimento infantil baseadas no Modelo Touchpoints: revisão de escopo * * O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Auxílio PROEX: 1818/2023, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 405746/2021-0, Brasil.

Objetivo:

mapear as características das intervenções para a promoção do desenvolvimento infantil que utilizaram o Modelo Touchpoints.

Método:

revisão de escopo, guiada pelas recomendações do JBI Reviewer’s Manual realizada em nove bases de dados, na literatura cinzenta e na lista de referências dos estudos selecionados. A questão de pesquisa foi: quais são as características das intervenções com pais/cuidadores e crianças para promoção do desenvolvimento infantil, da gestação até os seis anos de idade, baseadas no Modelo Touchpoints? Foram utilizados o Rayyan, para a seleção dos estudos, e um roteiro, para a extração de dados. A análise foi realizada de forma descritiva.

Resultados:

foram incluídas doze publicações. As intervenções eram heterogêneas; concentradas no período da gestação até os três anos de idade; priorizaram a disseminação de conteúdo dos Touchpoints segundo idade e aspectos de parentalidade; a maioria foi realizada por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde e na visita domiciliar. As intervenções foram relacionadas ao desenvolvimento global, à maior compreensão sobre o desenvolvimento e à maior interação com a criança.

Conclusão:

os estudos evidenciaram potencial para resultados favoráveis ao desenvolvimento infantil e à parentalidade. A variabilidade das intervenções dificultou mapear características mais efetivas.

Descritores:
Desenvolvimento Infantil; Parentalidade; Criança; Família; Enfermagem; Revisão


Destaques:

(1) Predominaram intervenções no período da gestação até os 3 anos de vida da criança.

(2) Predominaram intervenções por enfermeiros na Atenção Primária e visita domiciliar.

(3) O principal modo de entrega das intervenções foi individual e presencial.

(4) Os pais participantes tiveram maior compreensão sobre o desenvolvimento infantil.

(5) Houve maior interação com a criança, uso de brinquedos e materiais de aprendizagem.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br