Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida e pessoas vivendo com AIDS: relação com aspectos sociodemográficos e de saúde1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Representações Sociais do HIV/Aids e da Qualidade de Vida: um estudo entre pessoas que vivem com o agravo em contexto de interiorização", apresentada ao Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

OBJETIVO:

analisar a relação de dimensões sociodemográficas e de saúde com a qualidade de vida de pessoas vivendo com vírus da imunodeficiência humana.

MÉTODO:

estudo descritivo e quantitativo. Os sujeitos foram 131 pessoas soropositivas acompanhadas em centro especializado de município norte-fluminense, Brasil. Empregou-se formulário com dados sociodemográficos e de saúde, bem como instrumento da Organização Mundial de Saúde para avaliação da qualidade de vida de pessoas com vírus da imunodeficiência humana.

RESULTADOS:

na análise estatística, evidenciaram-se diferenças significantes na avaliação da qualidade de vida pelos sujeitos entre suas diversas dimensões para o sexo, escolaridade, trabalho, renda pessoal, condição clínica, percepção sobre estar ou não doente, histórico de internações e alterações orgânicas pelos antirretrovirais.

CONCLUSÃO:

o cuidado profissional em enfermagem e saúde, bem como as políticas públicas na área, deve valorizar a abordagem da qualidade de vida, considerando as condições relacionadas na configuração da mesma.

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Qualidade de Vida; Enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br