Acessibilidade / Reportar erro

Validação clínica do diagnóstico de enfermagem “00085 Mobilidade Física Prejudicada” em vítimas de múltiplos traumas* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Validação Clínica do diagnóstico de enfermagem ‘Mobilidade física prejudicada’ em vítimas de múltiplos traumas”, apresentada à Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP, Brasil.

Objetivo:

validar clinicamente o diagnóstico de enfermagem “Mobilidade Física Prejudicada”, identificando sua prevalência, características definidoras, fatores relacionados e condições associadas pelo cálculo das medidas de acurácia e geração de árvores de decisão, assim como caracterizar clínica e etiologicamente as vítimas de múltiplos traumas.

Método:

estudo metodológico, transversal, do tipo validação clínica com utilização das medidas de acurácia diagnóstica e geração de árvore de decisão.

Resultados:

a amostra foi composta de 126 pacientes, sendo 73% do sexo masculino, com média de idade de 38,29 anos. A frequência do diagnóstico de enfermagem estudado foi de 88,10%; a característica definidora com maior prevalência “Dificuldade para virar-se” (58,73%) teve um poder de predição de 98,6%; a condição associada “Alteração na integridade das estruturas ósseas” destacou-se com 72,22%. As medidas de acurácia também apontaram seu poder preditivo.

Conclusão:

foram considerados preditores desse diagnóstico os componentes citados acima. Este estudo contribuiu com o aprimoramento na identificação dos indicadores clínicos associados a métodos avançados de validação diagnóstica, direcionando a assistência e reduzindo a variabilidade presente nas situações clínicas.

Descritores:
Diagnóstico de Enfermagem; Estudos de Validação; Traumatismo Múltiplo; Planejamento de Assistência ao Paciente; Processo de Enfermagem; Árvores de Decisões


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br